Este trabalho traz o relato de pesquisa de duas gestoras e o desenvolvimento
de suas pesquisas no contexto da colaboração crítica e, tem como objetivo
geral, compreender criticamente qual o papel do gestor na formação de
professores e coordenadores pedagógicos no contexto de formação contínua
em uma unidade escolar da rede privada e outra da rede pública da capital
paulista, examinadas por meio do processo crítico colaborativo. Para tanto,
foram traçados os seguintes objetivos específicos: a) descrever o tipo de
formação que ocorreu nas unidades e b) analisar se, e como, essa formação
permite o desenvolvimento crítico-colaborativo dos professores. Os estudos
estão apoiados nos conceitos centrais da Teoria da Atividade-Sócio-Histórica e
na formação de professores na perspectiva crítico colaborativa. A Metodologia
de pesquisa foi organizada por meio da Pesquisa Crítico-Colaborativa, em que
participantes e pesquisadoras agiram juntos na reflexão crítica com vistas à
construção de novas possibilidades da realidade a partir do processo de
pesquisa. O contexto da pesquisa da escola da rede particular é uma unidade
de um Grupo Educacional, localizada na região Norte da capital e a unidade da
rede pública, uma escola localizada na região Noroeste da cidade. A coleta e a
produção de dados ocorreram por meio da observação participante das
gestoras/pesquisadoras no processo formativo nas unidades escolares
participantes. A análise dos dados teve como parâmetro norteador as ações
da reflexão crítica – descrever, informar, confrontar e reconstruir – além das
categorias enunciativas, discursivas e linguísticas da análise argumentativa. A
discussão dos dados aponta para a importância do processo crítico
colaborativo em lócus na formação contínua, assim como indica que o diálogo
entre teoria e prática necessita ser efetivamente colocado na ressignificação
das atividades didáticas da escola.